A queda

A queda

Génesis 3

Começamos com Adão e Eva a viver no Jardim do Éden com uma única ordem: não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. A serpente tenta Eva, questionando a palavra de Deus e sugerindo que Deus está a reter algo bom. Eva acrescenta à ordem dizendo que nem sequer devem tocar na árvore, mas depois vê o fruto como bom, come-o e dá-o a Adão, que também o come.

Os seus olhos abrem-se e sentem vergonha, fazendo coberturas e escondendo-se de Deus. Quando confrontado, Adão culpa Eva e Deus, enquanto Eva culpa a serpente. Deus pronuncia as consequências: a serpente rastejará e será esmagada pela futura semente da mulher (uma profecia de Cristo); a mulher enfrentará dores no parto e tensões no casamento; o homem trabalhará para se alimentar e a morte chegará para todos.

Apesar do julgamento, Deus mostra graça - Ele fornece vestes de pele de animal para cobrir a sua vergonha, significando a primeira morte e prefigurando o sacrifício de Cristo. São expulsos do jardim, não como castigo, mas para os impedir de comer a árvore da vida no seu estado decaído. Os querubins guardam o caminho de regresso.

O pecado traz sempre consequências, o arrependimento restaura a comunhão, só Deus - e não os humanos - define o que é verdadeiramente bom, e o sacrifício inocente de Jesus cobre a vergonha da humanidade. A história revela tanto a tragédia da comunhão quebrada como a esperança no plano de redenção de Deus através de Cristo.

Seguinte
Assassinato
pt_PTPortuguês